Eu gostaria de lhe agradecer pela receita enviada para a Fê!!!
Mas tomei a liberdade de compartilhar via post com as meninas no Blog porque acredito que elas também vão querer provar desta "DELÍCIA"!!!
Mas primeiro vamos ver o vídeo que me veio na cabeça assim que li o seu e-mail da receita ... hummmm!!!!
Delícia ... Delícia ... assim você me mata!!!!
MOQUECA
300 grs de peixe (em posta) por pessoa
Gosto muito de usar Garoupa, Pescada Amarela, Vermelho...
Cebola
Tomate
Pimentões amarelo e verde
Alho
Coentro
Azeite de oliva
Azeite de dendê
Sal
Limão
Leite de coco
MODO DE PREPARO: temperar o peixe com sal, pouquinho de limão e alho amassado. Deixar de lado com um pouco de azeite pra ir pegando o gosto. Enquanto isso, cortar em rodelas os tomates, cebolas, pimentões. Para umas 4, 5 pessoas, eu costumo usar uns 3 tomates, 2 cebolas grandes e 1 pimentão de cada cor. Mas vai do gosto de cada um. Cortar também uns dentes de alho e picar o coentro. Depois, vai arrumando na panela, as rodelas e as postas de peixe. Eu faço camadas – começo com as rodelas, e depois postas de peixe e assim vou fazendo as camadas. Também vou salpicando o alho picado e o coentro e um pouquinho de sal. Depois da panela “arrumada”, colocar o leite de coco. Para cada 1kg de peixe, eu uso uma garrafinha pequena ou até 1 garrafinha e meia. Não tem muita medida. Dendê tem que colocar pouco, metade do que se coloca de leite de coco. É bom dar uma balançada na panela para tudo se ajeitar, o dendê e o leite de coco se misturarem ao tempos e ao peixe. Ligar o fogo médio a baixo, tampar a pena e deixar cozinhar. É bom ficar sempre ligada no cozimento, usar uma colher de pau de vez em quando para dar uma misturada de leve. Demora cerca de 30 minutos. Quando estiver quase pronto, jogue mais coentro pra dar um cheiro delícia!
VATAPÁ
Para o vatapá , as quantidades ainda são mais confusas!!
Mas vamos pensar que essa quantidade dá para 5 pessoas
Castanha de caju (que dê pra encher duas mãos)
Amendoim (encher uma mão)
Camarão seco – sem cabeça (que dê pra encher duas mãos bastante)
10 pães franceses dormidos, já durinhos
Dendê
Leite de coco
Cebola
Alho
MODO DE PREPARO: Dar uma descascada leve no pão (na verdade tem que tirar as pontas que ficam mais duras e as cascas mais escuras) e cortar em pedaços com a mão mesmo. Colocar num recipiente e derramar meia garrafinha de leite de coco que vc pode completar com água. Isso é para amolecer o pão. Feito isso, pode dar uma amassada no pão molhado para virar uma massa (não fica perfeito, mas ajuda a dar uma boa misturada). Pode deixar isso de canto. Depois, tem que cortar a cebola, alho e refogar no azeite de oliva. Pode jogar a castanha (quebradinha) e o amendoim. Jogar também o camarão e deixar refogando. Em seguida, colocar essa mistura no liquidificador e bater. Depois, tem que ir colocando o pão molhado. Tem que ir colocando aos poucos. Vai colocando também mais leite de coco (no Max, uma garrafinha a mais) e dendê (tbm no max uma garrafinha). Tem que virar um creme, não muito mole. Depois, jogar na panela, ligar o fogo médio e ficar mexendo bastante pra cozinhar a mistura. O ponto bom parece com o de brigadeiro – a massa vai ficar descolando da panela e fica lisa em cima. Depois, é só colocar no recipiente. O ideal é demorar um pouco pra servir. Vatapá não se serve quente.
Beijos!!!
Tati
Hmmm eu já comi essas "delicinhas" de Manu e são muito boas!
ResponderExcluirAdorei as receitas!
Considerando que elas são velocidade 7 do créu das dificuldades achoooo que vou demorar um pouco para acertar essa hahahaha
Mas vou tentarrrr
Cade o SAC da receita... To com duvidassss
ResponderExcluiruma mão (?!:)!?)
vatapá não come quente ???
ponto de brigadeiro ??
hahahaha
gente, nao consigo lembrar meu endereco do gmail. tati, me ajuda??? sou seguidora do blog, acho q vc consegue ver meu endereço!! e FE VC TEM QUE FAZER A RECEITA, hein?? vc tem acesso direto ao SAC ;)
ResponderExcluirbjs,
manuela.
Manu! Bom dia!!! :)
ResponderExcluirEu vi aqui e provavelmente a conta que você utilizou era do gmail. :) Mas eu não consigo ter acesso :( De qualquer maneira eu abri para postagens de todas as formas :) Agora não precisa mais estar conectada para conseguir realizar o post, ok? É só não esquecer de colocar a assinatura após a finalização do comentário! Aeeeeee :) E viva a tecnologia! Beijos, Tati